No dia 12 de março, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cardoso firmou parceria com a Secretaria Estadual de Educação para a implementação do programa “Alfabetiza Juntos”, iniciativa que também se alinha ao “Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada”. O objetivo é fortalecer as estratégias de alfabetização no município, garantindo que todas as crianças alcancem a proficiência em leitura e escrita na idade adequada.
Durante a reunião, o Secretário de Educação e Cultura, a Supervisora Municipal Rosângela Zuri, a Diretora Trindade Beltran e Aline Malta do Prado, Articuladora Municipal do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, receberam as supervisoras dos programas para alinhar as estratégias a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2025.
Estiveram presentes: Luciene Pereira Paiva Marchioreto – Articuladora de Gestão Regional do programa Alfabetiza Juntos SP e Simone Grecco Suenaga – Articuladora de Formação Regional do programa Alfabetiza Juntos SP.
O programa “Alfabetiza Juntos” oferecerá suporte técnico e pedagógico às escolas, incluindo formação continuada para os professores e acompanhamento individualizado dos alunos.
Já o “Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada” é uma política do Governo Federal que busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A parceria entre o município e o Estado representa um avanço significativo para a educação em Cardoso, reafirmando o compromisso com a qualidade do ensino e o desenvolvimento educacional das crianças.