O dia da Árvore é comemorado dia 21 de setembro, o principal objeto dessa comemoração é conscientizar a todos sobre a importância desse recurso natural.
A árvore é um símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que temos. As variedades de espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornece sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias espécies frutíferas, como por exemplo a mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira entre outras.
Em virtude da grande da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e grande perda de biodiversidade. Por isso, a Prefeitura municipal possui um viveiro de mudas onde são produzidas diversas espécies, bem como a Lei nº 3.744 de 2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação do espaço árvore.
Por esses entre outros motivos, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa tão importante riqueza natural.